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Home office: conheça ferramentas essenciais para não se perder!

Postado em 17/06/2020

Trabalhar em regime de home office traz consigo desafios pertencentes não somente ao escopo da dinâmica doméstica, mas também a processos de organização e produção profissional. Neste último caso, saiba que podemos contar com uma boa “ajudinha”!

Esse auxílio existe na forma de uma série de ferramentas, plataformas e serviços que conferem agilidade, praticidade e segurança ao profissional que deixou temporariamente o escritório para trabalhar em casa. Neste artigo, selecionamos algumas dessas ferramentas, divididas em categorias de funcionalidade. Para ajudar na leitura, separamos as ferramentas em três grandes tópicos, organizados no índice abaixo:  

Ferramentas para gerenciamento de arquivos

Ferramentas para comunicação

Ferramentas para organização de tarefas

  Antes de continuar, dê uma olhada nos links dos artigos abaixo, que separamos para você - quem sabe também não são úteis? Clique neles com o botão direito e abra em uma nova aba, assim você pode continuar aqui e ler depois!   Wireless corporativo: como garantir a segurança da minha rede? A importância do backoffice para a sua empresa One Drive for Business: conheça mais sobre essa incrível ferramenta!

 

Ferramentas para gerenciamento de arquivos

O princípio neste quesito é a possibilidade de armazenar, editar e compartilhar arquivos na nuvem - e, partindo destes aspectos, o queridinho hoje é o Google Drive, praticamente uma unanimidade no home office. A ferramenta está disponível para quem tem conta Google (ou seja, praticamente todo mundo) e oferece 15 GB gratuitos. Dentro dela, o usuário pode manipular documentos de texto, planilhas, apresentações, dentre outras muitas opções de aplicativos. Além do Drive, há também o clássico Dropbox, com poderosas funções de organização, sincronia e foco no trabalho; e o OneDrive, da Microsoft, que sincroniza pastas no Windows com a nuvem da empresa.  

Ferramentas para comunicação

Podemos dizer sem muito medo de errar que, neste período atípico de trabalho home office, a forma de se comunicar no âmbito profissional foi o aspecto que mais sofre mudanças e alterações de paradigma. Nesse sentido despontam as web conferências, reuniões online que envolvem muitas pessoas ao vivo, com som, imagem, chat e até mesmo compartilhamento de tela e de aplicações. A ferramenta que mais cresceu em número de usuários foi o Zoom, que possui imensa facilidade em estabelecer uma reunião online com até dezenas de pessoas. Além disso, a ferramenta oferece funcionalidades como salas de trabalho, suporte a webinars e integração com aplicativos e bots de automação. Seguindo as tendências atuais, o Google liberou recentemente acesso universal ao Google Meet, que é uma ferramenta simplificada de videoconferência. Basta acessar a plataforma (com uma conta Google) e clicar em “Iniciar uma reunião” - ou, se for o caso, incluir o código de uma reunião que já esteja acontecendo.  

Ferramentas para organização de tarefas

Trabalhar em modo home office pode causar alguns transtornos de organização, uma vez que a vida fora do escritório é bem diferente. Para ajudar nessa empreitada, existem algumas ferramentas bastante úteis disponíveis na web. A primeira delas sobre a qual vamos falar é o Trello. Trata-se de uma ferramenta paga, mas a versão gratuita - com funções limitadas - é bastante satisfatória. Basicamente, são “boards” (quadros) onde o usuário pode postar tarefas e organizá-las de acordo com o andamento. Sim, como em um quadro de post-its! Com o Trello é possível também adicionar outros usuários a um board específico, situação perfeita para gestão de times e do andamento das atividades. A outra ferramenta, que é também bastante popular, é o Slack. Aqui a comunicação é mais “intensa”: são possibilidades de salas de chat coletivas, individuais, além de diversas funcionalidades para gestão de projetos e, principalmente, colaboração entre pessoas e equipes.   Conclusão Esperamos que tenham gostado das opções e que pelo menos alguma delas seja útil nesta etapa de aprendizado e novos desafios profissionais com o home office! Se for o caso, compartilhe este artigo com seus colegas e nas suas redes sociais! Ah, e conheça também todas as soluções em TI da DBios: basta acessar o site (www.dbios.com.br) e navegar entre nossos produtos e serviços!


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