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A importância da validação de telefones para sua estratégia de contact center

Postado em 04/06/2020

Um dos principais ativos de uma empresa e, ao mesmo tempo, a principal ferramenta de trabalho em um contact center, é a sua base de dados. A manutenção desse montante de informações é muito importante, processo feito por meio da validação de telefones. Mas como funciona esse processo? Quais as vantagens, benefícios e, principalmente, desafios da validação de telefones? Veremos todos esses tópicos neste artigo - e, para ajudar na leitura e na apreensão do conteúdo, confira abaixo um índice que organiza nossos assuntos:  

  • O que é validação de telefones?
  • Como funciona a validação de telefones?
  • Qual a importância da validação de telefones?

  Além disso, que tal conferirmos alguns outros artigos, que também são relacionados a contact center e assuntos correlatos? Clique nos links abaixo e aproveite bem!   Saiba o que é um script de atendimento (com 4 dicas incríveis) As 5 principais tendências de contact center para 2020! Como melhorar a eficiência operacional de um contact center?  

O que é validação de telefones?

Imagine um banco de dados de uma grande empresa ou organização - como as operadoras de telecomunicações, por exemplo. São dezenas de milhões de dados de seus clientes! Agora, imagine que, pela quantidade, não devem ser poucos os que mudam de telefone periodicamente, não é mesmo? Esse problema é o foco de um processo de validação de telefone. Trata-se, de maneira geral, dos procedimentos utilizados para verificar se um dado - no caso, o número de um telefone - está ativo e recebendo chamadas. A validação de telefones faz parte de um rol de procedimentos comuns para empresas e setores que lidam com bancos de dados de clientes, chamado de “higienização e padronização de dados”.

Como funciona a validação de telefones?

O procedimento varia de acordo com a plataforma de controle que é utilizada pela empresa, mas alguns pontos em comum podem elucidar a maneira com que a questão é conduzida. Um exemplo que pode esclarecer essa dúvida é quando um sistema automatizado varre periodicamente algumas entradas no banco de dados e “chama” alguns números, verificando se a chamada não atende ou retorna ocupado por um período. A confirmação dos dados feita de forma imediata pelo profissional, no ato de um contato recebido, também faz parte do rol de ações intrínsecas à verificação de telefones.

Qual a importância da validação de telefones?

O principal benefício de se implantar um processo de validação de telefones (e de higienização de dados em geral) é econômico, uma vez que cada tentativa de chamada que não se conclui gera custos para o setor. Multiplique isso por milhares, em função do tamanho do banco de dados e do volume de contatos que a empresa faz diariamente, e temos um gasto exorbitante com algo que não dá nenhum retorno. Além disso, e na mesma linha de pensamento, validar os telefones de forma periódica confere à base de dados uma ampliação de sua qualidade, transformando-a em um ativo lucrativo e de extrema importância estratégica. Outro benefício da validação de telefones é a potencialização de certas etapas do funil de contatos, como o pós-venda. Dessa forma, com os dados precisamente validados, a empresa pode entrar em contato com o cliente e oferecer um tratamento personalizado, que geralmente se converte em novas vendas. Se você gostou deste artigo, não deixe de acompanhar nosso blog  ou nossas redes sociais, que estão sempre atualizadas! Ah, e se quiser saber mais sobre os assuntos de que tratamos aqui, acesse o nosso site  e entre em contato conosco!


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