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Como medir a produtividade da sua equipe?

Postado em 07/01/2020

Quando se pretende melhorar o desempenho dos negócios em uma empresa ou organização, há duas opções básicas que o gestor pode adotar: redução de custos, o que pode aumentar os lucros; ou então promover o aumento da produtividade da equipe. Esta última opção tem sido a principal escolha de empreendedores que buscam crescimento sustentável. Pode-se argumentar que melhorar a produtividade da equipe significa também uma redução de custos, com base em uma das principais definições de produtividade, que é: produtividade = quantidade de produtos ou serviços entregues, dividido pelos recursos utilizados. Ou seja, quanto menor o custo, maior a produtividade. Mas, neste artigo, vamos manter o foco em uma questão humana em detrimento de um aspecto puramente financeiro. Em outras palavras, nosso intuito aqui é levantar uma discussão sobre mensuração de produtividade tendo como base a atuação da equipe de colaboradores. Também falaremos sobre alguns cuidados ao promover esse tipo de avaliação, bem como métodos de aumentar e melhorar a produtividade.

Produtividade em um cálculo simples

Calculamos a produtividade da seguinte maneira: consideramos um espaço de tempo (um dia, um mês, uma hora, um ano) e a unidade produtiva que será analisada (um colaborador, um setor, uma equipe ou toda a empresa, por exemplo). Verifica-se, assim, o quanto de entregas (serviços ou produtos) são realizadas em determinado tempo e por determinada unidade produtiva. Os parâmetros das entregas também podem variar, sempre de acordo com o tipo de negócio, com o departamento e com as necessidades de análise. Por exemplo, pode ser que a entrega principal a ser mensurada sejam peças produzidas; ou, em uma situação diferente, seja atendimentos realizados por telefone. Ainda no quesito atendimento, uma variação seria vendas realizadas menos cancelamentos realizados. As opções são muitas! Essas variações dentro dos parâmetros de entrega são mais visíveis quando analisamos negócios do setor de serviços, em detrimentos de produtos. Isso ocorre porque um serviço possui um maior grau de subjetividade, sempre na direção de necessidades específicas de cada cliente. Por isso, ao considerar entrega de serviços, o gestor deve sempre desenvolver parâmetros únicos e aderentes aos seus negócios, na hora de analisar a produtividade.

Cuidados e pormenores ao calcular a produtividade

Apesar de simples, o cálculo da produtividade exige que o gestor tome alguns cuidados e considere alguns fatos importantes que são inerentes ao processo. Um deles, por exemplo, é a necessidade de se fazer análises regulares durante um período de tempo, pois um resultado isolado tem grandes chances de não refletir as reais condições de produção. Outro fator a ser considerado é a impossibilidade de mensuração de certos aspectos que podem interferir no resultado de uma análise. Dentre esses aspectos estão as condições psicológicas dos colaboradores, riscos e insalubridades inerentes às condições de trabalho e o relacionamento entre membros da equipe. Por fim, algo que deve ser considerado na hora de promover análise da produtividade é o uso da tecnologia. Sistemas e “gadgets” específicos podem ser utilizados para captação, compilação e análise dos dados de produtividade, bem como para geração de relatórios personalizados. Todo esse know-how especializado é parte do DNA da DBios, empresa de tecnologia com tradição de mercado e com clientes de diversos setores. Entre em contato conosco e saiba mais!


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