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Como fazer um pós-venda eficiente e que traga resultados?

Postado em 04/11/2019

Diz um ditado, bastante adaptado ao universo dos negócios, que “a vida começa no pós-venda”. Exagero ou não, se existe um fato concreto sobre esse assunto é o que permeia a importância dessa estratégia para qualquer empresa que tenha em seu escopo a venda de produtos ou serviços para pessoas ou para empresas e organizações. Apesar de sabermos de sua importância, não são muitas as empresas que se dedicam a oferecer algo ao seu cliente após o fechamento da compra. O comportamento geral, nesses casos, é o de somente entregar, receber e ficar por isso mesmo.

O que é o pós-venda?

Para fins de conceituação, o processo de pós-venda consiste no contato e no relacionamento da empresa com o cliente depois que este fecha a compra de um produto ou a contratação de um serviço. O conteúdo desse atendimento pode variar de uma simples pesquisa de satisfação até a prestação de orientações profundas sobre o produto ou serviço adquirido. Os benefícios de se traçar uma estratégia sólida de pós-venda são muitos - mas, se nos permitirmos eleger um aspecto que tem muito destaque nesse tipo de ação é o diferencial competitivo que a empresa adquire quando adota ações de pós-venda. Tais ações promovem um melhor relacionamento com o cliente, que terminará por voltar a fazer negócio com a empresa. Além disso, uma boa política de pós-venda fornece alicerces sólidos para a construção de uma marca forte, que imprime no público consumidor conceitos de qualidade no atendimento, confiança e desperta a sensação de que a organização cuida e se importa com seu cliente, humanizando-o. Para ajudar você e a sua empresa a estabelecer processos de pós-venda que tragam resultado, separamos três dicas valiosas de boas práticas. Vamos a elas? Capacitar os funcionários: Como se trata de um tipo de ação altamente especializado, é essencial que os profissionais envolvidos estejam devidamente capacitados para a tarefa de realizar o pós-venda. Além disso, a empresa deve promover a valorização desses funcionários, por meio de reconhecimento e bonificações. Um aspecto importante a ser desenvolvido dentro do escopo de atuação desses profissionais é a sua autonomia perante o cliente. Ou seja, o funcionário deve poder resolver ele mesmo quaisquer problemas ou sanar quaisquer dúvidas que surgirem quando do contato com o cliente. Manter contato com os clientes: É evidente a necessidade de um bom atendimento antes e durante o processo de fechamento da venda - mas, como já destacamos, tão importante quanto é o relacionamento nas etapas posteriores a essas. Dessa forma, uma das principais boas práticas para o pós-venda é manter o contato com os clientes, mesmo após estes já terem comprado de sua empresa. Esse tipo de ação, além de colher frutos importantes como informações e dados relevantes sobre a atuação de sua empresa, na forma de níveis de satisfação, dúvidas, críticas e sugestões, ajuda a construir um verdadeiro relacionamento de sua marca com o cliente. Fazer bom uso da tecnologia: Existem hoje muitos sistemas especializados em atendimento e relacionamento com clientes, sendo que os melhores integram e cruzam uma grande variedade de dados que ajudam o profissional no processo, como dados completos e histórico de contatos e de pedidos realizados. Falando em tecnologia, que tal conferir o catálogo de serviços da DBios para setores de atendimento e call centers? Entre em contato conosco e agende uma conversa! Teremos um grande prazer em compreender suas necessidades e oferecer o melhor pacote!


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