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Vender, comunicar e fidelizar: a importância do atendimento pós-venda

Postado em 30/10/2018

Para muitas pessoas, o ato da venda de um produto ou serviço encerra um longo processo de muitas etapas, que culmina com um cliente satisfeito e o lucro somado à receita da empresa. Mas será que esse ato é mesmo a última fase desse processo? A pergunta é pertinente quando consideramos outro questionamento: o cliente voltará a comprar o seu produto, contratar o seu serviço ou até mesmo fazer um elogio espontâneo? E ainda: basta oferecer um bom produto para que essas situações se tornem verdade, como se fosse mágica? São questões que você, empresário, deve responder considerando no seu planejamento oferecer um bom atendimento de pós-venda - sim, existe vida após a venda! Trata-se, aliás, de uma estratégia fundamental para que você consiga fidelizar o seu cliente, ou seja, fazer com que ele se lembre de sua marca e torne a comprar de você sempre que precisar.

Comunicar para fidelizar

Já frisamos que a melhor estratégia para fidelizar seu cliente é praticar um bom pós-venda. Na prática, isso significa manter contato com o cliente após ele fechar a compra do seu produto ou a contratação do seu serviço - ou seja, comunicação é a chave. Dentro desse escopo, uma série de ações podem ser deflagradas para encantar seu cliente, no intuito de que ele se torne fiel à sua marca e possivelmente a recomende para seus contatos. Uma ação que traz resultado é entrar em contato com o cliente após a venda para prestar suporte sobre uma diversidade de assuntos. Por exemplo, você pode orientá-lo sobre as melhores maneiras de utilizar o produto ou serviço recém-adquirido, para que o cliente consiga tirar o máximo proveito. E, mais importante ainda: fazer com que o cliente tenha suas necessidades totalmente atendidas perceba o benefício do negócio. Outra forma de contato pós-venda bastante efetiva é a verificação da satisfação, que consiste em questionamentos simples: “está satisfeito ou satisfeita?”, e também “há algum comentário que gostaria de fazer sobre o produto adquirido?”. Esse tipo de ação faz com que o cliente se sinta importante e único, o que contribui para a fidelização e para a construção de uma imagem positiva da organização.

Custa caro?

Um dos grandes benefícios de se investir em atendimento pós-venda pode ser conferido nas planilhas de orçamento. Em outras palavras, custa menos fidelizar um cliente dessa maneira, que já comprou, conhece a marca e suas características, do que conquistar um novo cliente. Isso acontece por conta do processo de conversão inicial dos prospects, que pode ser demorado e exigir investimento alto. Para unir um serviço que traz resultado a custos justos e benefícios altamente verificáveis, a DBios oferece uma solução completa de Call Center, preparada para realizar campanhas de pós-venda e muitas outras ações, como Help Desk, Atendimento Via Chat, Pesquisa de Satisfação, dentre muitos outros! Que tal conversarmos um pouco sobre as suas necessidades de comunicação com o seu cliente? Teremos o maior prazer em apresentar os melhores serviços - entre em contato conosco!


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