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Como manter a segurança de dados no trabalho home office?

Postado em 07/05/2020

Apesar de não ser novidade, o trabalho home office ganhou fôlego em grande escala nos últimos meses, diante das ameaças da pandemia de covid-19, causada pelo novo coronavírus. Isso trouxe à tona uma questão importante: a segurança de dados corporativos no home office. Enquanto grandes empresas e corporações possuem dispositivos de segurança bastante avançados em suas redes e equipamentos locais, não podemos dizer o mesmo dos profissionais que trabalham em casa. Por isso, a preocupação é válida e deve ser considerada. Para ajudar, selecionamos algumas dicas para que você consiga trabalhar de casa e manipular dados corporativos sensíveis com o máximo de segurança possível. Acompanhe o índice abaixo:

Senhas: altere sempre!

Mantenha softwares e sistemas atualizados

Faça (bom) uso da nuvem

Use um bom VPN

Conclusão

Antes de começarmos, gostaríamos de indicar um artigo essencial para você que está atravessando essa fase de trabalhar em regime de home office: Home office: dados e dicas valiosas para o trabalho remoto em 2020 . Leia e aproveite todas as dicas! Além disso, separamos abaixo alguns links para artigos sobre segurança em tecnologia que podem ser úteis para você e para a sua empresa. Confira:   Wireless corporativo: como garantir a segurança da minha rede? Como escolher um serviço gerenciado de segurança para a sua empresa? Conheça 4 dicas para manter a segurança de sua rede wi-fi Conheça cinco boas práticas em segurança da informação   

Senhas: altere sempre!

Ter senhas fortes e constantemente alteradas pode ajudar em muito a segurança de sua rede doméstica, que por definição já é menos segura que a da empresa. A dica aqui é alterar todas as suas senhas a cada dois ou três meses. Escolha sempre sequências de 12 dígitos, mesclando letras, números e símbolos. Vale também ativar a verificação em duas etapas, quando disponível. Essa dica é especialmente valiosa para um acesso específico: o roteador. Muitas vezes, a senha padrão de fábrica permanece no sistema - se for o caso, deve ser trocada o quanto antes. Renove-a também a cada dois ou três meses.

Mantenha softwares e sistemas atualizados

Outro bom comportamento que garante a segurança digital do home office é manter atualizados todos os seus softwares, principalmente o sistema operacional. O principal motivo disso é que as atualizações fornecidas pelas empresas produtoras dos softwares quase sempre são acompanhadas de importantes ajustes na segurança dos dados. Esses ajustes são fundamentais para melhorar a proteção de seu computador contra vários tipos de vírus e invasões. Um ponto de atenção importante é que alguns dos sistemas operacionais mais antigos, como o Windows XP e Windows 7, já não recebem mais atualizações da Microsoft. Se você possui algum computador com esses sistemas (e pretende utilizá-lo em seu trabalho home office), pense seriamente em substituí-los por versões mais modernas.

Faça (bom) uso da nuvem

Uma das boas práticas em tecnologia que serve não apenas para tempos de home office é fazer backups constantes de seu trabalho na nuvem. Isso pode ajudar a evitar catástrofes em casos de perda de dados salvos na máquina, por exemplo. As opções são muitas. Usuários de Windows podem utilizar o OneDrive , salvando arquivos em diretório próprio dentro do sistema. Há também o famoso e amplamente utilizado Google Drive , que tem 15GB grátis e mais espaço ainda por mensalidades baixas.

Use um bom VPN

A sigla VPN  significa “Virtual Private Network” - em tradução livre, rede privada virtual. Esse tipo de serviço estabelece um acesso particular e protegido que conecta seu computador aos servidores da empresa, evitando assim acessos indesejados e vazamento de dados - principalmente em atividades home office, potencialmente inseguras. Uma dica muito importante aqui é: evite ao máximo utilizar serviços de VPN gratuitos, pois não garantem a segurança que o usuário imaginará estar sob. Nesse caso, o ideal é usar serviços pagos (como ExpressVPN , Surfshark  e IPVanish ), ou mesmo uma estrutura própria fornecida pela empresa.

Conclusão

Muitas incertezas ainda cercam a vida de todos nessa pandemia: voltaremos logo ao trabalho ou o período de afastamento continuará ainda de forma indefinida? De qualquer maneira, em muitos casos é necessário trabalhar em casa e, ao mesmo tempo, procurar manter os padrões de segurança de dados exigidos pelas empresas. A DBios espera que as dicas que foram mostradas neste artigo sirvam bem para todos que enfrentam esse tipo de situação e que ajudem muito a prevenir males maiores para as informações sensíveis das corporações!


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