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As nove principais tendências estratégicas de tecnologia do Gartner para 2021

Postado em 16/12/2020

O Gartner, Inc. anunciou suas nove principais tendências de tecnologia estratégica para 2021. Os analistas apresentaram suas descobertas durante o Gartner IT Symposium, que foi virtual este ano devido à pandemia Covid-19. Assim como a pandemia reformulou a conferência, também reformulou as tendências, já que muitas delas são provocadas ou serão enfatizadas em maior medida devido à crise de saúde que o mundo continua enfrentando.

1: Internet of Behaviors

A Internet of Behaviors (ou IOB) refere-se ao aproveitamento de dados para mudar comportamentos. Isso reúne dados dos mundos digital e físico para influenciar ações e comportamentos por meio de ciclos de feedback. O Gartner oferece o exemplo de como a telemática pode monitorar o comportamento dos motoristas de veículos comerciais e como esses dados podem ser usados ​​para melhorar a segurança, o desempenho do motorista e a rota. O relatório destaca as muitas fontes de dados, incluindo "dados de clientes comerciais, dados de cidadãos processados ​​pelo setor público e agências governamentais, mídia social, implantações de reconhecimento facial de domínio público e rastreamento de localização". O relatório também destaca alguns dos fatores complicadores relacionados ao IoB, incluindo implicações sociais e éticas que devem ser levadas em consideração.  

2: Experiência total

A experiência total combina experiência do cliente, experiência do usuário, experiência do funcionário e, em última instância, multiexperiência para impactar e transformar os resultados de negócios. A sobreposição dessas experiências pode ser melhorada com a tecnologia e permite que as empresas aproveitem os aspectos disruptivos da pandemia atual, como clientes distribuídos, trabalho remoto, virtual e móvel. O Gartner destaca um exemplo de empresa de telecomunicações que se transformou nesses vetores de experiência para melhorar a satisfação e a segurança. O relatório observa: “Primeiro, ele implantou um sistema de agendamento por meio de um aplicativo existente. Quando os clientes chegavam para o compromisso e ficavam a menos de 25 metros da loja, eles recebiam duas coisas: 1) Uma notificação para orientá-los durante o processo de check-in e 2) um alerta informando quanto tempo levaria para que pudessem com segurança entrar na loja e manter distância social. A empresa também ajustou seu serviço para incluir mais quiosques digitais e permitiu que os funcionários usassem seus próprios tablets para co-navegar pelos dispositivos dos clientes sem ter que tocar fisicamente no hardware ”. Como resultado, a experiência para clientes e funcionários foi mais perfeita e integrada, além de ser mais segura.  

3: computação que melhora a privacidade

A computação que aprimora a privacidade se concentra em três tecnologias que protegem os dados enquanto são usados. O primeiro fornece um ambiente confiável no qual dados confidenciais podem ser analisados ​​e processados. O segundo executa análises e processamento de forma descentralizada. O terceiro criptografa dados e algoritmos antes de análises ou processamento. O Gartner destaca que essa tendência permite que as organizações “colaborem em pesquisas com segurança em todas as regiões e com concorrentes, sem sacrificar a confidencialidade. Esta abordagem foi projetada especificamente para a necessidade crescente de compartilhar dados, mantendo a privacidade ou segurança.”  

4: nuvem distribuída

Nuvem distribuída refere-se a serviços em nuvem sendo distribuídos para diferentes locais físicos, enquanto a operação, governança e evolução continuam sendo responsabilidade do provedor de nuvem pública. Ao ter os serviços dessas organizações fisicamente mais próximos, a latência é reduzida, assim como os custos dos dados, ajudando a garantir a conformidade com as leis que determinam que os dados devem permanecer em uma região geográfica específica. O Gartner observa que a nuvem distribuída é o futuro da tecnologia de nuvem em geral.  

5: Operações em qualquer lugar

As operações em qualquer lugar são um modelo que foi enfatizado devido à crise da Covid-19 e permanecerá após o fim da pandemia. Dado o fato de que mais negócios parecem ser feitos remotamente, esse modelo facilita a realização de negócios em qualquer lugar. O Gartner observa que este é um modelo “primeiro digital, primeiro remoto”. O relatório observa que o digital deve ser o padrão para os negócios em todos os momentos. Mesmo os espaços físicos restantes devem ser aprimorados digitalmente. O relatório mostra exemplos como check-out sem contato em uma loja física.  

6: Malha de segurança cibernética

O cenário de ameaças se expande com uma força de trabalho remota e a malha de segurança cibernética oferece segurança aprimorada para ajudar nessa nova realidade. A malha de segurança cibernética permite que a identidade de uma pessoa ou coisa defina o perímetro de segurança. A orquestração e a aplicação de políticas centralizadas facilitam uma abordagem de segurança mais responsiva.  

7: Negócio inteligente combinável

Negócios inteligentes combináveis ​​podem se adaptar e se reorganizar com base nas mudanças nos negócios. O ritmo da mudança está sempre aumentando e isso continuará a impulsionar um ritmo mais rápido para a transformação digital. Os dados devem estar disponíveis em tempo hábil para permitir a agilidade necessária para o sucesso neste ambiente. O Gartner diz: “Para fazer isso com sucesso, as organizações devem permitir um melhor acesso às informações, aumentar essas informações com melhor percepção e ter a capacidade de responder rapidamente às implicações dessa percepção. Isso também incluirá o aumento da autonomia e da democratização em toda a organização, permitindo que partes das empresas reajam rapidamente, em vez de serem atoladas por processos ineficientes.”  

8: Engenharia de IA

Obter o máximo valor dos investimentos em inteligência artificial (IA) requer uma estratégia robusta de engenharia de IA para escalabilidade do driver, melhor desempenho, confiabilidade e interpretabilidade dos modelos de IA. Muitas empresas tiveram problemas com projetos de IA devido à governança, escalabilidade e facilidade de manutenção. A engenharia de IA leva a IA a fazer parte do DevOps, em vez de ser algo separado dele. Usando uma abordagem multidisciplinar e multitécnica de IA, um caminho mais claro para o valor dos projetos de IA pode ser alcançado. O Gartner observa: “Devido ao aspecto de governança da engenharia de IA, a IA responsável está surgindo para lidar com questões de confiança, transparência, ética, justiça, interpretabilidade e conformidade. É a operacionalização da responsabilidade da IA ​​”.  

9: Hiper automação

A hiper automação, que foi a tendência número um listada nas previsões do Gartner para 2020 oferecidas um ano atrás, observa que tudo o que pode ser automatizado deve ser. Sem hiper automação, empresas com processos de negócios legados que não são simplificados sofrerão com problemas caros e extensos devido a essa abordagem ineficiente. O relatório do Gartner observa: “Muitas organizações são apoiadas por uma “colcha de retalhos” de tecnologias que não são enxutas, otimizadas, conectadas, limpas ou explícitas. Ao mesmo tempo, a aceleração dos negócios digitais exige eficiência, rapidez e democratização. As organizações que não se concentram em eficiência, eficácia e agilidade de negócios serão abandonadas.”   Fonte: https://www.gartner.com/smarterwithgartner/gartner-top-strategic-technology-trends-for-2021/


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